Adoro uvas ao ponto de achar deliciosas congeladas. Então quando chega essa época de final de ano e os supermercados ficam cheios de variedades de uvas, dá até para imaginar a minha alegria. Se você não comeu uva congelada, nem sabe o que está perdendo…
Deixando as uvas congeladas de lado, você conhece o docinho Surpresa de Uva? Quando vi a receita, só me veio na cabeça aqueles de travessa de bombom aberto, mas como brigadeiro/docinho não. Mas se fazem docinhos com morango, por que não com uva?
Venho namorando essa receita no site da Flamboesa a algum tempo e essa foi a oportunidade perfeita para fazer.
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para o Brigadeiro de Uva
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de glucose (karo/mel)
5 gotas de corante em gel verde folha
1 pitada de sal
uvas verdes sem semente (para rechear)
leite em pó (para passar)
Forminhas de brigadeiro
Modo de preparo
Brigadeiro: Lave bem as uvas e retire dos cabinhos as que irá usar. Depois de lavar, seque com papel toalha e deixe em temperatura ambiente enquanto faz a massa do brigadeiro. É importante quando for usar a uva, ela não esteja úmida, pois assim você não conseguira grudar a massa e provavelmente formará buraquinhos bem difíceis de serem fechados.
Em uma panela, adicione o leite condensado, a manteiga, o leite em pó, a glucose, o corante e o sal. Misture bem, ligue em fogo baixo e cozinhe sempre mexendo até obter o ponto de brigadeiro (quando você vira a panela, o brigadeiro desgrudará facilmente do fundo).
Quando der esse ponto, continue cozinhando e mexendo por mais 2-3 minutos.
Coloque o brigadeiro em um prato, cubra com o plástico filme em contato e deixe esfriar.
Se não estiver com pressa, deixe esfriar em temperatura ambiente, mas caso esteja com pressa, leve para geladeira por aproximadamente 1 hora ou até que esteja completamente frio.
Com a massa completamente fria, passe manteiga nas mãos para que o brigadeiro não grude e com auxílio de uma colher, faça as bolinhas de 15-16 gramas. Deixe todas separadas em um prato, leve para geladeira novamente por 5 minutos (aqui estava muito calor).
Coloque em um prato o leite em pó.
Retire da geladeira, com a mão untada de manteiga, vá abrindo essa bolinha com auxílio das pontas dos dedos para que caiba a uva (só cuidado para que não fique fina demais).
Coloque a uva no meio da massa, feche delicadamente e boleie até que fique redonda. Assim que terminar, coloque no prato com leite em pó.
Retire o brigadeiro do leite em pó, boleie novamente (com uma mão só) para que fique redonda e para tirar o excesso de leite em pó. Coloque nas forminhas.
Sempre conservo os brigadeiros na geladeira, pois aqui é muito quente (acho que já falei isso, mas não custa lembrar 😋). Porém esse brigadeiro fica mais gostoso se não tiver tão gelado, então quando for comer, retire uns 5-10 minutos antes para que ele volte a temperatura ambiente.
Deixe um comentário