Vocês gostam de receitas saudáveis? Junto com a minha amiga Alyne Mayumi que é nutricionista, tivemos a ideia de adaptar várias receitas, as tornando mais saudáveis e postar aqui todas as segundas-feiras, assim você já pode começar a semana com mais saúde e equilíbrio! Para mais receitas saudáveis, clique aqui.
Calma! Não vai embora não! A biomassa de banana verde é a maravilha que você tem que conhecer. Mas por que tanto amor pela biomassa? Além de possuir sabor neutro, é muito versátil em várias receitas, tanto doces quanto salgadas. Você já viu os benefícios dela? Segundo a nutricionista Alyne:
- A biomassa tem um alto teor de amido resistente (fibra alimentar) melhorando a saúde da flora intestinal;
- Ajuda no controle do colesterol e da glicemia;
- Aumenta a saciedade, contribuindo para o controle de peso;
- Além disso é rica em alguns antioxidantes.
Depois de pronta, você tem uma infinidade de receitas salgadas e doces para fazer. Brigadeiro, beijinho, muffins, pão de queijo, etc. que vou ensinar no próximo post. 😉 Mas exatamente o que, além de todos os benefícios, ela pode substituir na receita? Vai depender muito do que você quer em cada receita e a quantidade pode variar, mas pelo que pesquisei pode substituir a farinha de trigo, fécula de mandioca, leite condensado, maionese, amido de milho, creme de leite, além de funcionar como emulsificante (para sorvete deve ser muito bom) e espessante natural.
Ah, mas para conseguir fazer a biomassa é muito importante que a sua banana esteja verde, independente do tipo de banana, se não estiver verde não da certo.
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para a Biomassa de Banana Verde
10 bananas verdes (qualquer tipo)
Água filtrada
Modo de preparo
Biomassa: Separe as bananas da penca, sem arrancar o talinho.
Lave bem as bananas em água corrente para retirar qualquer sujeita que tenha ficado na casca.
Em uma panela de pressão, fogo alto, coloque as bananas já lavadas e cubra com água.
Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 8 minutos.
Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Assim que sair, abra a panela e retire as bananas com auxílio de um pegador e jogue a água fora. CUIDADO que estará muito quente.
Retire a casca e corte a banana em 3 pedaços pequenos.
Adicione aos poucos no liquidificador e bata até virar uma massa homogênea. Se estiver muito difícil de bater, coloque aos poucos um pouquinho de água filtrada e vá testando até ficar mais fácil bater.
A biomassa dura na geladeira somente 2 dias. Então o que sobrar, congele! Para congelar, use forminhas de gelo para dividir porções, pois na hora de descongelar será muito mais fácil do que se tiver em um único pote. Aqui cada forminha equivale a mais ou menos 2 colheres de sopa, mas pode variar de acordo com o tamanho da sua forminha.
Lembra da sopa de abóbora que fiz e congelei? Quando descongelada, a textura dela fica diferente, feito uma esponja e assim ficará a biomassa. Não se preocupe, pois quando aquecida ela voltará ao normal. Para aquecer você tem duas possibilidades: aquecer na panela mesmo, com um pouquinho de água quente se necessário ou em banho maria. Se achar que a textura continua esponjosa, bata novamente no liquidificador.
Pedro Lopes diz
Nunca imaginei que fosse algo tão fácil de fazer. O nome dá uma idéia de que é algo bem mais complexo. Agora vou experimentar fazer isso com estas instruções. Obrigado por compartilharem conosco estas idéias.