A doida das bolachinhas para o café da manhã ou o da tarde ataca! Se você nunca testou, te convido a testar! Crocante por fora e macia por dentro, com um leve toque de canela combina muito.
Essa receita aprendi em um instagram que me cativou e que desde que comecei a acompanhar, não fico um dia sem! A Poly é um exemplo de mulher forte e alegre. Vão lá acompanhar ela também!
Food Styling/Fotografia: Nathália Cavalhieri
A receita original leva sal amoníaco. Eu sei que pode parecer estranho, mas o sal amoníaco é utilizado como fermento, principalmente para produtos achatados como receitas de bolachas/biscoitos. Ele é responsável por deixar a bolacha crocante por fora e macia por dentro. Você encontra facilmente no supermercado, na mesma prateleira do bicarbonato de sódio.
Quando você está fazendo a bolacha, ela realmente fica com cheiro de amônia, principalmente na hora em que está assando. Mas durante o processo de cozimento, esse gás evapora e o resultado final é uma bolacha sem gosto ou cheiro de amônia.
TÁ, ENTENDI. MAS NÃO TENHO sal amoníaco EM CASA, VOU DEIXAR DE FAZER?
Não mesmo. É por isso que é tão importante testar a receita e suas variações. Como o sal amoníaco é um fermento, substitui para testar se teria o mesmo desempenho usando o próprio fermento em pó e foi o resultado que mais gostei.
Pode ser paladar individual, mas entre o sal amoníaco e o fermento em pó, EU gostei mais do fermento em pó e por isso optei deixar a receita com ele. A bolacha se mantém crocante por fora no primeiro dia e com o passar do tempo vai ficando mais macia, mas o açúcar por fora faz toda a diferença dando crocancia.
DICAS/PERGUNTAS:
Posso usar margarina ao invés de manteiga? Pode sim, inclusive a receita original pede margarina. Mas se puder, use a manteiga por ser mais saborosa.
Não tenho nata, posso substituir por creme de leite? A nata é um creme de leite, só que com um percentual de gordura bem maior. Então tem como substituir por um creme de leite fresco, mas provavelmente será necessário ajustar a quantidade de gordura… e também não vai ser chamado de rosquinha de nata, né?
Se for usar sal amoníaco, qual a quantidade? A mesma quantidade que você iria colocar de fermento em pó. Substitua 1 colher de sopa de fermento em pó por sal amoníaco.
Posso substituir o fermento em pó por bicarbonato em pó? Não! Se você substituir, sua bolacha vai ficar com um gosto metalizado e salgado… melhor não.
Essa massa pode ser feita em uma batedeira planetária? Pode sim!
ROSQUINHA DE NATA
Ingredientes
- 1 kg farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 + 2/3 x açúcar (300 g)
- 1 colher de sopa fermento em pó
- 1 x nata (200 g)
- 5 colheres de sopa manteiga (75 g)
- 1/2 x leite (100 g)
- canela em pó (opcional e a gosto, para saborizar a massa)
- açúcar cristal (para finalizar)
Instruções
- Em uma vasilha adicione todos os ingredientes exceto o leite.
- Amasse bem para que vire uma massa e vá adicionando o leite aos poucos somente até virar uma massa homogênea que não gruda na mão ao toque. Cuidado porque a úmida de cada farinha vai exigir uma quantidade maior ou menor de leite.
- O ponto da massa é quando ela não gruda nos dedos e você consegue enrolar sem nenhum problema. Se ficar mole demais, adicione farinha aos poucos e sove.
- A massa rende 34 rosquinhas, cada uma pesando 60 gramas.
- Pegue 60 gramas de massa, abra em formato de cobrinha (em torno de 30 cm). Junte as pontas. Segure a ponta e torça para o lado contrário (foto exemplo 06) e junte as pontas novamente para ficar no formato de rosquinha.
- Passe a parte de cima da rosquinha no açúcar e distribua na forma (não precisa untar a forma).
- Leve para forno pré-aquecido a 180 graus por 15-20 minutos ou até que a parte de cima fique levemente dourada.
Se você fez ou gostou da receita, adoraria que você deixasse um comentário dizendo se gostou. Também não esqueça de nos marcar no Instagram e colocar a #ncavalhieri para que eu possa ver sua foto! 💛
POR QUE A RECEITA ESTÁ EM GRAMAS E EM XÍCARAS?
Receita em gramas é a certeza que você conseguirá reproduzir exatamente o que estou fazendo aqui. As xícaras não possuem medidas padrão, vão de 200-250g e dependendo da receita, 50 gramas a mais ou a menos, fará muita diferença. Depois desse tempo off por aqui, usei muito a balança para fazer tudo na cozinha, inclusive vários doces. Cozinhar usando balança te livra de lavar louça a mais, além de ser bem baratinha (aqui você pode conferir).
Também deixei a opção de xícaras caso você queira usar! Na lateral desse post, você pode conferir o conversor básico de medidas ou ter como base 1 xícara: 250ml | 1 colher de sopa: 15ml, mas lembre-se que esse sistema não é preciso.
[…] já viram a outra receita de Rosquinha de Nata? É outra bolacha deliciosa a base de nata […]