Já pensou em visitar algum lugar, mas ficou na dúvida do que fazer ou o por que ir? Nessa nova categoria (viagens), vamos compartilhar o que fizemos, onde comemos, como foi, etc. Sua opinião é muito importante e se você tiver alguma sugestão de lugar comente aqui, pois nem sempre dá pra fazer tudo.
Em agosto fomos à Manaus, como moramos em Porto Velho o voo é bem rápido (1 hora e 20 minutos). Foram 4 dias conhecendo coisas novas e comendo muito bem. Esse é um pequeno roteiro, mas que vai te agradar muito, pelo menos nós adoramos.
Manaus me surpreendeu muito, é um tesouro entre florestas e rios. Só me fez ter certeza de que deveria ser uma das experiências obrigatórias, especialmente para nós brasileiros. Estar em meio a floresta te faz entender mais como ela é um complexo de seres vivos que vivem em uma grande harmonia, onde cada ser tem um papel a desempenhar, nos conscientizando de preservar tudo aquilo. Explorar esse ambiente através de um turismo sustentável é a melhor maneira de preservar esse tesouro para as próximas gerações. Isso me lembra uma reportagem onde um estudioso afirmava que as árvores se ajudavam e, segundo ele, as árvores mais novas levavam nutrientes através das raízes paras as mais velhas, mostrando que ainda estamos muito longe de entender a vida como um todo.
Ah! Se você está pensando em viajar, a primeira dica que agora serve como um lembrete pra mim mesma é: evite domingos! Mas por quê? Geralmente é um dia de pouco movimento no centro da cidade e vários pontos turísticos ficam fechados, então você acaba muito limitado nas opções de lazer.
QUAIS PASSEIOS FAZER?
Existem vários passeios com diversos preços que você pode escolher. Pesquisei bastante e encontrei a Amazon Eco Adventures Tours. O investimento é um pouco alto, mas a qualidade não deixa a desejar. A quantidade de pessoas é bem reduzida (por volta de 8), o que é ótimo. Os guias são extremamente atenciosos e para quem é estrangeiro o inglês não será um problema. Contratando 2 passeios você tem direito ao translado de ida e volta do aeroporto. Os passeios duram o dia inteiro, começando às 8 e terminando às 17 horas. O valor do almoço e da entrada nos parques já estão todas inclusos no valor do passeio, portanto somente leve dinheiro se quiser comprar algo além disso como lembrancinhas e bebidas extras.
• Tour Amazon Eco Adventures: Inesquecível experiência na Amazônia, com exclusividade, conforto e segurança. Através das fronteiras de Manaus, navegue, interaja com os botos, conheça comunidades indígenas e ribeirinhas, explore os mistérios da floresta de igapó, almoce em um restaurante flutuante e muito mais!
Com que roupas ir? Roupas leves, roupas de banho e o chinelo é o seu melhor amigo!
Impressões: Foi simplesmente o melhor passeio que fizemos, começando com um belo passeio de lancha pelo Rio Negro, depois visitamos uma tribo (tivemos até que dançar com eles) e em seguida conhecemos o boto, um bicho muito simpático. Por fim num rápido passeio em meio a floresta conhecemos um bando de macacos prego, um animal muito mais interessado na sua comida do que em você 😂😂😂!
• Presidente Figueiredo (Caverna e Cachoeira): (Florestas, rios, cachoeiras, cascatas, grutas e atividades de turismo são algumas das atrações de Presidente Figueiredo, município localizado a 107 km de Manaus onde você poderá visitar o Parque Maruaga, Corredeira do Urubuí e a cachoeira Santuário ou Iracema.)
Com que roupas ir? Roupas leves, calça comprida, tênis para caminhada, chinelo e roupa de banho.
Impressões: Esse é para poucos e aventureiros! Confesso que cansei bastante com a trilha de 2 horas e meia, mas foi uma experiência incrível que valeu a pena. Entrar na caverna somente com uma lanterna dá certo medo, viu a aranha na foto?! Escutar o capitão do mato (pássaro) cantando foi outra experiência maravilhosa.
ONDE IR?
• Museu da Amazônia (MUSA): Localizada na borda da reserva florestal Adolpho Ducke, é uma experiência inédita para conhecer um pouco da dimensão do tamanho da floresta. Lá você pode fazer um passeio em uma trilha por volta de 1 hora e 20 min, além da famosa torre que tem uma vista de tirar o fôlego. Para quem está no centro da cidade, vai levar 45 minutos de carro.
Preço: Para fazer a trilha (visita guiada) o valor é de R$ 20,00 + subida na torre R$ 10,00.
Endereço: Av. Margarita | Cidade de Deus, Manaus; Tel: (92) 3582-3188 | 99280-4205
Quando está aberto: diariamente (exceto quartas-feiras), das 8h30 às 17h.
• Teatro Amazonas: Inaugurado em 1896, foi uma das coisas mais deslumbrantes que já vi na minha vida. É um dos símbolos mais significativos do auge do ciclo da borracha. No dia em que estivemos lá ouvimos o concerto da Filarmônica de Manaus, foi muito bonito. Me senti na Europa em pleno clima amazônico 👸!
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 Centro; Tel: (92) 3232-1768
Programação: Para saber mais a programação e os horários, clique aqui.
• Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa: Ótimo local para conhecer frutas, farinhas, peixes e outras comidas típicas, bem como comprar lembrancinhas de viagem.
Endereço: Rua dos Barés, 46 – Centro.
Quando está aberto: Diariamente das 06:00-18:00 (exceto domingos 06:00-12:00)
• Praia da Ponta Negra: é uma praia localizada no bairro da Ponta Negra, na Zona Oeste da cidade de Manaus, às margens do rio Negro. Nossa visita a essa praia foi bem rápida e compensou pela vista, mas nada impede que você relaxe na areia e se refresque no rio.
Endereço: Av. Coronel Teixeira, 8307 – Compensa.
Outras sugestões do que visitar (não fomos, porém foram bem recomendadas): Palácio da Justiça; Museu Seringal Vila Paraíso; Bosque da Ciência; Museu de Numismática Bernardo Ramos.
ONDE FICAR?
Nós optamos por ficar no centro, próximos ao Teatro Amazonas, onde existem diversos hotéis com grande variedade de preços, é só escolher qual encaixa no seu orçamento e prioridades. Escolhemos o Hotel Go Inn, que apesar de não ser tão barato, não foi tão bom assim quanto vimos nas reviews. Os pontos negativos foram a limpeza, o café da manhã e o barulho nos corredores, que incomodaram bastante e deixaram a desejar. Por outro lado o atendimento que recebemos desde a chegada até a saída foi bom, sendo a equipe bastante prestativa.
ONDE COMER?
• Restaurante Banzeiro: Entradas: caldinho de peixe, pastel de tucumã e bolinho de arroz negro e bacalhau; Prato principal: tambaqui com crosta de castanha, banana assada e arroz com brócolis; Sobremesa: brownie de macaxeira com sorvete de tapioca e dadinho de tapioca com doce de leite. Sucos de graviola e caju.
• Tambaqui de Banda: Entrada: bolinho de peixe; Prato principal: tambaqui de banda para duas pessoas. Suco de taperebá.
• Papaléguas Lanches: x-filé bacon.
• Sorveteria Glacial: sorvete de tapioca.
• Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa: x-caboquinho no pão francês é mais gostoso! Também tem na tapioca.
E você? Conhece Manaus? Qual a sua dica de viagem?
ALYNE MAYUMI diz
Nossa! Que lugar maravilhoso!
Deu muita vontade de ir… se tiver está oportunidade, usarei suas dicas 🙂
Nathalia diz
Que bom que gostou, Mah!
É um lugar maravilhoso mesmo <3